domingo, 21 de junho de 2015

Os Teletubbies estão de volta!!!



Nas aulas de Educação Mediada pelas Tecnologias ministradas pela professora Elda Yara Priess, os acadêmicos de Pedagogia tiveram que criar vídeos utilizando diversas formas de filmagem como o zoom que é um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara, sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação e também o Travelling: é o plano em que a câmara se desloca, horizontal ou verticalmente, aproximando-se, afastando-se ou contornando os personagens ou objetos enquadrados, sendo para isso utilizado algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador, depois tem o Tracking que é o  movimento que segue uma personagem ou um objeto que se movimenta,como se fosse uma perseguição entre outros movimentos. Depois da explicação desses movimentos cada grupo reunido montou o seu próprio vídeo utilizando esses e outros movimentos, o tema para a filmagem era livre.


Assim nossa equipe resolveu reviver os tempos de infância e regravamos a abertura dos Teletubbies, com direito a roupas e muita animação. Para conferir mais detalhes da nossa super produção assistam o vídeo abaixo:



Confira um guia com dicas para usar bem a tecnologia em sala de aula


Muitos educadores entendem a importância de utilizar a tecnologia em sala de aula, mas algumas vezes possuem diversos questionamentos de como introduzí-la da melhor forma. Existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala, mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área. Com o auxílio de 17 especialistas, foi construída algumas dicas que ajudam a mostrar quando e como computadores, internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor. Confira clicando na imagem:






Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação


Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres. A avaliação é de Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, braço da ONU dedicado à ciência e à educação. "Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional." O desafio é mundial. Mas pode ser ainda mais severo no Brasil, devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e a limitações de acesso à internet - problema que afeta docentes e estudantes. Na entrevista a seguir, Godoi comenta os desafios que professores, pais e nações terão pela frente para tirar proveito da combinação tecnologia e educação.

Quer saber mais detalhes da entrevista que a Veja realizou com o coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco senhor Guilherme Canela Godoi, clique na imagem abaixo: