domingo, 21 de junho de 2015

Os Teletubbies estão de volta!!!



Nas aulas de Educação Mediada pelas Tecnologias ministradas pela professora Elda Yara Priess, os acadêmicos de Pedagogia tiveram que criar vídeos utilizando diversas formas de filmagem como o zoom que é um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara, sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação e também o Travelling: é o plano em que a câmara se desloca, horizontal ou verticalmente, aproximando-se, afastando-se ou contornando os personagens ou objetos enquadrados, sendo para isso utilizado algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador, depois tem o Tracking que é o  movimento que segue uma personagem ou um objeto que se movimenta,como se fosse uma perseguição entre outros movimentos. Depois da explicação desses movimentos cada grupo reunido montou o seu próprio vídeo utilizando esses e outros movimentos, o tema para a filmagem era livre.


Assim nossa equipe resolveu reviver os tempos de infância e regravamos a abertura dos Teletubbies, com direito a roupas e muita animação. Para conferir mais detalhes da nossa super produção assistam o vídeo abaixo:



Confira um guia com dicas para usar bem a tecnologia em sala de aula


Muitos educadores entendem a importância de utilizar a tecnologia em sala de aula, mas algumas vezes possuem diversos questionamentos de como introduzí-la da melhor forma. Existem recomendações gerais para utilizar os recursos em sala, mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área. Com o auxílio de 17 especialistas, foi construída algumas dicas que ajudam a mostrar quando e como computadores, internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor. Confira clicando na imagem:






Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação


Seja por meio de celular, computador ou TV via satélite, as diferentes tecnologias já fazem parte do dia a dia de alunos e professores de qualquer escola. Contudo, fazer com que essas ferramentas de fato auxiliem o ensino e a produção de conhecimento em sala de aula não é tarefa fácil: exige treinamento dos mestres. A avaliação é de Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, braço da ONU dedicado à ciência e à educação. "Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional." O desafio é mundial. Mas pode ser ainda mais severo no Brasil, devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e a limitações de acesso à internet - problema que afeta docentes e estudantes. Na entrevista a seguir, Godoi comenta os desafios que professores, pais e nações terão pela frente para tirar proveito da combinação tecnologia e educação.

Quer saber mais detalhes da entrevista que a Veja realizou com o coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco senhor Guilherme Canela Godoi, clique na imagem abaixo:





segunda-feira, 25 de maio de 2015

Uma breve história da Internet Brasileira!!!


Quanto cabe em um dia? Uma reflexão de como a evolução da Internet no Brasil mudou nossos hábitos e já faz parte do cotidiano de grande parte dos brasileiros. Assista ao vídeo apresentado pela Abranet - Associação Brasileira de Internet no Congresso Brasileiro de Internet, dia 18 de abril de 2013 em Brasília, DF.




sábado, 16 de maio de 2015

Visitação na Escola Municipal 7 de Setembro


No dia 11 de Abril sábado letivo, os acadêmicos do curso em Licenciatura em Pedagogia juntamente com as Professoras Denize e Janice foram visitar a Escola Rural 7 de Setembro, localizada no distrito de Pirabeiraba, na Estrada Bonita em Joinville.

 Esta é uma escola multisseriada, mas o que é isso??

São classes onde um mesmo educando/a ministra aulas para estudantes de diferentes séries e idades. O desafio é garantir que esses estudantes de níveis diferentes dominem os conteúdos didáticos, o que nem sempre permite uma educação de qualidade e contextualizada para a realidade da comunidade, na qual estão inseridas. Para garantir educação de qualidade dentro da percepção de turmas multisseriada é necessário repensar as novas práticas pedagógicas e curriculares voltadas para a realidade do campo, que contribuíam para um ensino de qualidade e digno.

Essa é a realidade da Escola Municipal 7 de Setembro a qual visitamos, a Diretora juntamente com Professora nos detalhou que não é fácil dar aula numa sala multisseriada, e que é preciso muita dedicação e força de vontade, pois são diferentes níveis de aprendizado numa mesma sala, mas que é gratificante e um experiência unica.


quinta-feira, 14 de maio de 2015

História em Quadrinhos!!

Hoje, dia 14 de Maio de 2015, na disciplina de Educação Mediada pelas Tecnologias ministrada pela Professora Edla, tivemos como tarefa criar uma história em quadrinhos usando o programa ToonDoo.
 
O site ToonDoo permite criar tirinhas e cartoons totalmente personalizados sem saber desenhar. É uma ferramenta muito interessante de inserir nas aulas. 
 
Ele traz um ambiente simples, prático e conta com vários recursos e criar uma tirinha é fácil onde é você quem define cada detalhe das cenas, sendo que os elementos já estão prontos.
Depois de sua tirinha pronta é possível divulgar suas produções em um site ou blog.


Para acessar o site clique na figura a baixo!!


http://www.toondoo.com/
 
Depois de explicar como o site funciona, os acadêmicos colocaram a mão na massa, ou melhor dizendo a mão no mouse para criar as suas histórias em quadrinhos(HQs). Eu Bruna Laís juntamente com a acadêmica Jheynhiffer criamos a nossa HQs sobre o trânsito, segue a imagem a baixo:
 
 

 
 



Tecnologia na Educação!!

Passeios virtuais em lugares históricos: você tem que fazer com sua turma!

 
 
Que tal apresentar a arte renascentista conduzindo o olhar dos alunos pelas paredes da Capela Sistina? E por que não contar a história da França do alto da Torre Eiffel? Com o auxílio da tecnologia, isso já é totalmente possível.
 
Para mais informações clique na imagem abaixo, e divirta-se passeando pelo mundo!
 
 
 
http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/
 

EDUCAÇÃO "NA NUVEM"



Você sabe o que é educação nas nuvens?

Educação na “nuvem” é incorporada para práticas colaborativas e potencializa a comunicação em rede.

O termo, embora já bastante conhecido no mundo da tecnologia, começa aos poucos e timidamente a adentrar a sala de aula. O cloud computing (amigavelmente conhecido como computação em nuvens) permite que usuários da internet possam armazenar seus arquivos remotamente e compartilhá-los de qualquer lugar sem que seja necessário qualquer instalação.

É o caso dos estudantes, por exemplo, que podem realizar seus trabalhos de modo simultâneo, editar e até conversar em um mesmo arquivo, à distância, sem a necessidade de encontros presenciais. Já os professores podem usar o sistema para corrigir os trabalhos on-line de seus alunos de qualquer lugar a partir de um dispositivo móvel com acesso à internet, administrar o calendário de aulas do ano letivo ou até mesmo abrigar os conteúdos de suas aulas, compartilhados com seus alunos



Clique na imagem abaixo para acessar o texto que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unisociesc elaboraram usando o compartilhamento de documentos.

https://docs.google.com/document/d/1vlfWLg0oGe684KantMMAXh3C4hELZ8ium7GDxTAynwQ/edit?usp=sharing







segunda-feira, 11 de maio de 2015

Educação na América Latina!!!

Na aula de Educação e Contemporaneidade da Professora Janice, 

realizamos um trabalho de pesquisa referente a Educação na América Latina. 

O estudo foi feito depois que assistimos alguns Vídeos e da análise crítica do artigo  "O Direito à Educação e as Dinâmicas de Exclusão na América Latina" Depois dessa introdução, a sala foi dividida em duplas e trio e onde foi realizada uma pesquisa onde cada uma optou por um país latino americano para estudá-lo. 
Em sequência o trabalho foi apresentado a turma sobre os aspectos relevantes da educação de cada país, e finalizando no dia 08 de Maio os acadêmicos elaboraram um jantar cultural como auge de todo o estudo.






terça-feira, 5 de maio de 2015

STOP MOTION!!!

No dia 26 de Março de 2015 os alunos da turma de Licenciatura em Pedagogia da Unisociesc, participaram de uma aula diferenciada. A professora Edla Yara Priess convidou uma amiga que trabalha com as tecnologias nas escolas municipais de Joinville para nos apresentar e trabalhar com o Stop Motion  (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento. Depois da explicação a professora Antônia Vieira realizou a pratica com a turma, onde a mesma foi dividida em dois grandes grupos onde construímos uma cena utilizando o Stop Motion!


Primeiro Stop Motion, tema cadeia alimentar no fundo do mar!!





E como isso tudo começou?


A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos. A partir da técnica do Stop Motion ele alcançou o ápice de sua carreira cinematográfica com o filme Viagem à Lua, de 1902. No curta, a chegada na Lua de um foguete com tripulação humana é criada a partir desta técnica.
Ao longo do século XX a técnica foi sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema e durante muito tempo foi a base para efeitos especiais em filmes com robôs e monstros, pois como ainda não existia toda esta tecnologia capaz de criar qualquer coisa a partir de um computador, os cineastas recorriam à movimentação quadro a quadro.



Montando o Stop Motion!!!

Com essa instrução nas aulas seguintes de Educação Mediada por Tecnologia, montamos os nossos próprios Vídeos utilizando a ferramenta do Stop Motion, onde cada grupo realizou um roteiro e no dia 17 de abril de 2015 colocamos em prática o nosso roteiro e depois formatamos as fotos no programa Monkey Jam que acelera as fotos e assim transforma em vídeo.



Titulo: Modificação da Paisagem!










domingo, 26 de abril de 2015

Feira do Livro - "O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler". Ziraldo


Os acadêmicos do curso de Pedagogia da Unisociesc acompanhados das Professoras Edla Yara Priess e Janice Mattei, prestigiaram no dia 10 de Abril  na 12 Feira do Livro a homenagem ao grande escritor Ziraldo que contou um pouco da sua trajetória como escritor e citou sua obra de grande sucesso O Menino Maluquinho e depois se disponibilizou ao publico para autografar seus livros. Em seguida os acadêmicos foram visitar os stands da feira.



Biografia de Ziraldo!


Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expresso, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. 

Desenho do Saci Perer� por ZiraldoZiraldo explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pereré. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e ate hoje deixa saudades. 

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, vídeo-game, Internet e cinema. Uma sequência do filme deve ser lançada em breve! Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. 

Site: http://www.ziraldo.com/historia/home.htm

Professor e Tecnologia, introdução ao blog!

Este blog foi criado com o proposito de trazer pesquisas, videos, vivências sobre a tecnologia em sala de aula e como os educadores estão se comportando mediante a essa nova ferramenta de trabalho. Já que é um grande desafio nesse século é conseguir integrar os saberes e inserir as novas tecnologias no ambiente escolar, de forma que essas ferramentas sejam potencializadoras e promotoras de saberes interessantes para os aprendizes. Hoje não podemos mais deixar as tecnologias de lado, já que cada vez mais cedo as crianças estão tendo o contato com elas e trazendo uma bagagem de conhecimento muito ampla. E também vou utilizar o blog como ferramenta para expor os trabalhos realizados na faculdade onde estou cursando Pedagogia.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Tecnologia da Informação e Comunicação(TIC´s) e Educação


Os educandos de hoje convivem com a tecnologia a todo momento, no celular, computador, câmera digital, entre outros. Tudo isso faz com que a escola tradicional não os motivem a estudar, da forma que são solicitados. Por este motivo a escola precisa inovar e modificar a dinâmica das salas de aulas, para adequar-se aos novos modos de construir e mediar o conhecimento, com o auxílio de metodologias mais interativas. Acredito que as angústias dos professores ao se depararem com educandos que não estão interessados com o proposto para estudo, da forma como é apresentado, podem ser aliviadas quando esses profissionais utilizarem mais as tecnologias disponíveis, tornando uma aula mais dinâmica e na área onde eles estão mais ligados.

O professor, a tecnologia e a sala de aula (Paula Doirado Marcelo)

O professor de hoje convive com mais um recurso que pode contribuir para suas aulas, a tecnologia. E dentre eles podemos destacar a televisão, o rádio, o retroprojetor, a câmera fotográfica e o computador com suas diversas ferramentas. 

O uso da tecnologia da informação e da comunicação se transformou numa importante ferramenta para o aprendizado. Mas é preciso ter cuidado, pois seu uso não deve (nem pode) ser usado de forma aleatória, mas sim com um objetivo pedagógico para que o aprendizado seja rico e tenha um foco, ensinar. 

E como diz Pedro Demo: “As tecnologias não são apenas instrumentos de alfabetização. São elas mesmas a alfabetização, desde que sejam usadas de maneira correta”.

Pedro Demo afirma também que “o melhor caminho para promover a inclusão digital dos docentes é uma nova pedagogia, tecnologicamente correta, que tenha como objetivo inserir, definitivamente, a aprendizagem virtual na vida do professor”, algo que, infelizmente, ainda não é comum acontecer.

Alguns professores usam a tecnologia com a expectativa dos benefícios que ela pode trazer. Outros, porém, evitam fazer seu uso, muitas vezes pelo medo de não a dominar.

Uma pesquisa encomendada pela Fundação Victor Civita e disponibilizada pela revista Nova Escola (Edição especial, dezembro de 2009) revela que dentre os professores entrevistados, 72% não se consideram preparados para utilizar o computador na sala de aula.

É fundamental que esses instrumentos sejam usados a serviço da aprendizagem, mas para isso é preciso aprender a lidar com esses saberes que são produzidos por essas novas tecnologias.

Por esse motivo, o educador precisa de orientação para adquirir um conhecimento básico que pode ser conquistado por meio de cursos, os quais são, muitas vezes, oferecidos pelos municípios em que o professor atua.

É o caso, por exemplo, de Osasco/SP, no qual, em parceria com a empresa Planeta Educação desde 2010, é oferecida formação continuada aos professores da educação infantil, os quais participam do Programa de Informática Educacional. 

Há também instituições que disponibilizam diversos cursos gratuitos para a comunidade, tanto em encontros presenciais como a distância. 

O professor também pode apostar na sua capacidade autodidata e explorar recursos básicos como os editores de texto e de desenho, correio eletrônico e mecanismos de busca na internet. 

Afinal, o educador precisa ser aquele que pesquisa, pois ele é “construtor de si mesmo e da sua história”, diz Claudia da Silva Brito e Ivonéia da Purificação, autoras do livro Educação e novas tecnologias. 

As autoras afirmam também que o professor “é criador e criatura ao mesmo tempo: sofre as influências do meio em que vive e com as quais deve autoconstrução”. 

É preciso, então, que esse profissional firme um compromisso de ser um eterno e persistente pesquisador, de modo que ele consiga utilizar os diversos recursos que circundam a sala de aula.

Referências:
BRITO, Glaucia da Silva & PURIFICAÇÃO, Ivonéia da Educação e novas tecnologias. 2ª ed. Curitiba: Ibpex, 2008. 

Formação para trabalhar com tecnologia: o grande desafio de quem ensina. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/o-grande-desafio-de-quem-ensina-519559.shtml (Acesso em: 27 mai. 2011).

DEMO Pedro. Tecnologia e escola: uma questão delicada. Disponível em: http://www.editoraopet.com.br/files/materias/1404/files/revista/RevistaOpet_n2.pdf (Acesso em 27 mai. 2011).

Paula Doirado Marcelo é Coordenadora de Informática Educacional na cidade de Osasco, São Paulo.


Site: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2054 Acessado em 21/04/2015.